quarta-feira, 29 de abril de 2015

terça-feira, 28 de abril de 2015

domingo, 26 de abril de 2015

'A extinção do Bom Lobo', texto de Orlando Leite no blogue A Ilusão dos Sentidos (27 Novembro 2009)

Cresci a ouvir rádio. Os sons que saíam daquela pequena caixa alimentavam a minha imaginação, mudando em definitivo o meu mundo, formação e cultura. Noites longas de estudante que se entrincheirava no quarto longe dos ouvidos dos pais para escutar o “Em Órbita” – pioneiro dos programas de autor de Jorge Gil, José Gil, Manuel Violante, Pedro Albergaria e João Manuel Alexandre, tendo Cândido Mota como primeira voz - ou a “Vigésima Terceira Hora” e mais tarde “O Rock Pode Esperar”, “Morrison Hotel” e o “Rotação”. Livros escolares e ondas hertzianas definiram a minha adolescência.

Comecei a ouvir o António Sérgio, pioneiro dos programas de autor, pela altura do ciclo preparatório com o “Rotação”. A sua inigualável voz e o imenso prazer que sentia em dar música às pessoas, conquistaram-me definitivamente com o saudoso “Som da Frente” nas tardes da Comercial de segunda a sexta, entre o “Vapor” de José La Féria e o “Rock em Stock” de Luís Filipe Barros - que marcaram a geração de 80 e a diferença de fazer rádio -. Durante o programa, para que muitos dos meus amigos se preparavam com a famosa cassete, dei por mim a ouvir os Japan, Wire, Bauhaus, Echo, Gun Club, Cure, Joy Division, Pere Ubu, entre muitos outros. Um detalhe que nunca me esqueço é o do tema de abertura do programa, já nos anos 90 e num horário nocturno: “Dreams Burn Down” dos Ride.

(Artigo completo aqui)

quarta-feira, 22 de abril de 2015

terça-feira, 21 de abril de 2015

domingo, 19 de abril de 2015

'John Peel , o deles e o nosso', um texto de Pedro Mexia (Diário de Notícias, 10 Outubro 2005)

"Adam & The Ants, Associates, Syd Barrett, Billy Bragg, Tim Buckley, Can, The Chameleons, The Cure, Gang of Four, The Go-Betweens, Peter Hammill, Happy Mondays, The Jam, The Jesus & Mary Chain, Joy Division, New Order, Nico, Siouxsie and the Banshees, T-Rex, Robert Wyatt e muitos outros têm um álbum com um nome idêntico. E não é Best Of ou Greatest Hits (haja Deus). Esses discos chamam-se todos Peel Sessions."

(Artigo completo aqui)

quarta-feira, 15 de abril de 2015

terça-feira, 14 de abril de 2015

domingo, 12 de abril de 2015

A playlist de António Sérgio (Jornal I, 2 Novembro 2009)

Orlando Leite (crítico de música), José Marinho (Antena 3) e Pedro Ramos (Rádio Radar) sugerem músicas que marcaram o "Som da Frente", a "Hora do Lobo" ou o "Viriato 25".

A Certain Ratio "Shack Up"
Bauhaus "She's In Parties"
Blind Melon "No Rain"
The Clash "London's Burning"
The Cure "In Between Days"
Echo and The Bunnymen "Do It Clean"
Fields of Nephilim "Moonchild"
Front 242 "U-Men"
Jesus and Mary Chain "April Skies"
Joan as Police Woman "To America"
Joy Division "Transmission"
Killing Joke "Love Like Blood"
Last Shadow Puppets "The Age of the Understatement"
Morphine "The Night"
Mark Kozelek "Rock and Roll Singer"
Xutos e Pontapés "Semen"
Neko Case "Hold on, Hold on"
Laurie Anderson "Oh Superman"
New Model Army "No Rest"
Propaganda "Jewel"
Psychedelic Furs "India"
Shriekback "This Big Hush"
Siouxsie and the Banshees "Happy House"
Sisters of Mercy "This Corrosion"
Spear of Destiny "Never Take Me Alive"
Stranglers "No Mercy"
The Fall "Mr. Pharmacist"
The The "The Beat(en) Generation"
This Mortal Coil "Song To The Siren"
Love And Rockets "Ball Of Confusion"
The Teardrop Explodes "Treason"
Cocteau Twins "Aikea-guinea"
Wall of Voodoo "Mexican Radio"
Ultravox "Vienna"
Virgin Prunes "Walls of Jericho"
Wire "Practice Makes Perfect"

Para consultar com os respectivos links aqui.

sábado, 11 de abril de 2015

Fadas Unicórnios e Cyborgs - Pere Ubu (A Hora do Lobo)

Fadas, Unicórnios e Cyborgs, uma rubrica de Ana Cristina Ferrão para o programa A Hora do Lobo, de António Sérgio (Rádio Comercial). Emissão dedicada aos Pere Ubu.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

terça-feira, 7 de abril de 2015

domingo, 5 de abril de 2015

"A rádio e a imprensa musical nos primórdios do punk em Portugal", um texto de Hugo Ferro (artigo retirado do site 'Keep It Simple, Make It Fast')

Os primeiros ecos de que algo diferente estava a surgir na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos da América, chegam ao público a partir de 1976, através das antenas da Rádio Renascença, pela voz de António Sérgio no seu programa nocturno: Rotação. Vivia-se ainda a ressaca revolucionária do 25 de Abril e a rádio em Portugal tinha uma programação musical pouco diversificada e ainda muito centrada na “música de intervenção”.

No que diz respeito ao panorama estético, comportamental e sócio-cultural, os primeiros relatos fundamentados acerca daquilo que se estava a passar na Grã-Bretanha, após a consolidação do punk como movimento, chegam ao público português na edição de Junho de 1977 da revista Música & Som, num artigo intitulado «Crónica de Londres», assinado por Manuel Meneses, onde se podia ler:

(Artigo completo aqui)

sábado, 4 de abril de 2015

A Hora do Lobo - Especial Led Zeppelin - Parte 2

Segunda parte do Especial Led Zeppelin emitido no programa A Hora do Lobo, uma emissão de António Sérgio para a Best Rock FM.
Dedicatória ao triplo CD e DVD "How The West Was Won", uma retrospectiva da carreira dos Led Zeppelin. Participação de Ana Cristina Ferrão, Nuno Diniz, Miguel Quintão, António Freitas, Álvaro Costa. Sessão dos Woodstone.

Agradecimentos ao Mário João do blogue Recortes & Retalhos.

quarta-feira, 1 de abril de 2015